top of page
Buscar
  • samantarodriguesme

CONSULTA GERIÁTRICA: O QUE TEM DE DIFERENTE?

Por Dra Samanta Rodrigues, Médica Geriatra

"O que o Geriatra faz?"


Muitas pessoas tem muitas dúvidas sobre a consulta geriátrica. Parece simples: “Ora, é uma consulta médica para pessoas acima de 60 anos”. Mas não é bem assim, se fosse, o clínico geral, o cardiologista, o endocrinologista ou qualquer outro médico da área clínica faria a mesma consulta, sem precisar existir um geriatra!

A consulta médica realizada por um geriatra é diferente. Com um olhar especializado no que cada paciente idoso precisa, considerando todas as particularidades do envelhecimento e das características de cada paciente.



Envelhecemos de forma diferente. Uns tem a saúde muito debilitada, outros, são bem resistentes e vivem de forma autônoma, com independência completa. E saber as nuancias de cada tipo de envelhecimento é a chave para importantes decisões sobre o tipo de tratamento a ser realizado, bem como quais exames estão indicados ou não para aquele indivíduo em específico.



Então, na consulta com o Geriatra, primeiro, o paciente será avaliado nos mínimos detalhes, não somente sobre seu histórico de saúde, mas também sobre quem ele é como pessoa, do que é importante para ele em sua vida.



Com essas informações, o geriatra olhará o que está bom e o que precisa melhorar na saúde e na qualidade de vida daquele paciente e de seus familiares que convivem com ele. Após, será a tomada de decisão: adicionar remédio? Tirar algum medicamento? Otimizar algum fator na vida do paciente? Fazer algum exame?


A resposta será diferente para cada pessoa, mesmo que eles tenham a mesma idade ou tenham a mesma doença. Por exemplo: Se João tem pressão alta, tem 80 anos e está acamado, muito fraco e dependente, pensaremos duas vezes antes de decidir fazer um exame invasivo (por exemplo colonoscopia). Diferente do Antônio, também hipertenso e nos seus 80 anos, mas atleta, independente, lúcido e sem outras restrições: se surgir uma indicação do mesmo exame de colonoscopia, muito provavelmente os benefícios de sua realização será maior do que seus potenciais riscos.


Os principais diferenciais na consulta geriátrica são:


- Avaliação Ampla da Saúde do Idoso;


- Apoio aos familiares e principalmente ao cuidador do idoso;


- Atua no tratamento de doenças comuns após 60 anos: Demências (como Alzheimer), pressão alta, diabetes, alteração da tireoide, ansiedade, depressão leve a moderada, alterações no comportamento (agressividade e agitação) sequelas do AVC (acidente vascular encefálico), fragilidade, quedas frequentes e etc.


- É um médico de referência para tomadas de decisões mais seguras que envolvam sua saúde como um todo;


- Preocupação com os valores de vida do paciente e com sua qualidade de vida;


- Atuação em conjunto com outros profissionais da área da saúde (Fisioterapia, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Fonoaudiólogo) voltado para reabilitação;


- Conhecimento sobre o final da vida e as indicações de cuidados paliativos.




Dra Samanta Rodrigues

Médica Geriatra

CRMMG 66649

RQE 53964

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page